[Skip to Content]
عربي | 中文 | English | 日本 | Português | Español

Entendendo o Processo de Julgamento do Prêmio Voice Arts Awards

 

O júri é o aspecto mais essencial da premiação Voice Arts Awards. É a força vital para proporcionar integridade, responsabilidade, honra e um legado duradouro. Naturalmente, o processo começa pela seleção de profissionais qualificados que honram e respeitam o papel do júri, e pelo uso de um sistema seguro que lhes permitam fazer o seu trabalho de análise efetivamente.

  1. Antes de tudo, a maioria dos jurados SOVAS é escolhida por serem profissionais altamente conceituados dentro da comunidade da voz e em suas especialidades de voiceover. Exigimos que futuros jurados apresentem currículo, biografia e referências profissionais, e entramos em contato com todas as referências dadas antes de fazer uma escolha final a respeito de qualquer membro do júri. Todos os jurados têm experiência significativa nas especialidades que irão analisar, seja em produção ou como consumidor.
     
  2. O júri é composto por atores de voz, produtores, diretores de elenco, diretores de criação, criadores de conteúdo, críticos, blogueiros e consumidores em geral. Pois, seja qual for a opinião dos especialistas sobre marcas ou produtos, a decisão final é sempre do consumidor. Por esta razão, a SOVAS se esforça para que 10% dos jurados sejam pessoas que se relacionam com o trabalho de voz como usuários reais. Por exemplo, ávidos ouvintes de audiolivros, fãs de animação, fãs de cinema, etc.
  3. Durante o processo de julgamento, os jurados não podem ver nomes e outros identificadores da voz que está concorrendo. Obviamente, este não é o caso de podcasts e websites, onde o nome, rosto e personalidade do participante é muitas vezes essencial para a peça. Ainda assim, outras medidas de segurança são colocadas em prática para mitigar favoritismo.

  4. Os participantes são obrigados a eliminar quaisquer identificadores no próprio trabalho. Isto permite que os jurados possam analisar todas as peças sem favoritismo. Os competidores que não seguirem esta regra correm o risco de serem desqualificados.
     
  5. Os jurados não trabalham como parte de um grupo, e jurados individuais não sabem quem são os outros jurados em suas categorias. Eles não podem acessar tarefas ou pontuações uns dos outros. Todos os jurados trabalham sozinhos através de um sistema de julgamento online próprio, e não têm nenhuma influência sobre o processo de pontuação uns dos outros.
     
  6. O portal de avaliação, alimentado pela Open Water, permite que nossa empresa de verificação de contas detecte anomalias no processo de pontuação, e investigue possíveis causas. Os jurados podem ser contatados para oferecer esclarecimentos sobre as suas pontuações. Se a pontuação de um jurado for considerada mal executada, seja inadvertidamente ou deliberadamente, a pontuação é desqualificada. Se as notas de um jurado indicarem um padrão inapropriado, todas as notas desse jurado são retiradas do programa e o jurado será impedido de julgar no futuro.

  7. Independentemente do idioma de uma determinada categoria, os jurados para esse idioma são escolhidos em todo o mundo, e não apenas nos países onde um determinado idioma é o idioma nativo. Muitos jurados são fluentes em vários idiomas e são capazes de julgar de acordo.
     
  8. As tarefas de julgamento são determinadas pela SOVAS e baseiam-se em parte na experiência de cada jurado. Os jurados não escolhem e não têm participação direta nas peças que julgam.
     
  9. SOVAS tenta designar 7 jurados para cada entrada. Isto permite manter pelo menos cinco jurados distintos caso até dois jurados precisem se abster de julgar uma entrada devido a conflitos de interesse. Um conflito de interesse inclui, entre outras coisas, o jurado ter uma relação pessoal ou profissional com um participante, ter trabalhado no projeto em alguma capacidade ou estar concorrendo na mesma categoria
     
  10. O sistema de votação sinaliza automaticamente o endereço de e-mail, nome e número de telefone de qualquer jurado que também tenha apresentado peças, permitindo à SOVAS garantir que os jurados não sejam designados para categorias nas quais estejam concorrendo.
     
  11. Dependendo do número de entradas em uma determinada categoria, pode haver até 3 rodadas de julgamento. Na maioria das categorias, apenas as cinco melhores pontuações serão nomeadas. Entretanto, por causa de sua popularidade, várias categorias podem ter até 10 indicados. Para total clareza, os indicados são determinados pelas notas mais altas, conforme apresentadas pelos jurados. Nenhum concorrente se torna indicado simplesmente por participar do concurso.
     
  12. Os jurados são informados de que é proibido discutir trabalhos concorrendo ao Prêmio Voice Arts Awards com qualquer outra pessoa que não seja um representante da SOVAS. O não cumprimento pode resultar na remoção do jurado, na desqualificação da pontuação do jurado e na proibição de qualquer participação futura como jurado.
  13. Desde o início do Voice Arts Awards, SOVAS se associou à empresa de prestação de contas Schulman Lobel, CPAs como árbitro final do processo de votação. Schulman Lobel monitora e verifica o processo de votação, cria e sela os envelopes vencedores, garante o sigilo dos resultados e acompanha os envelopes pessoalmente até o local da cerimônia do Voice Arts Awards. Uma vez no local, um representante da Schulman Lobel mantém os envelopes sob os seus cuidados e os entrega individualmente a produção durante o show, para que sejam entregues aos apresentadores no palco.